Na próxima sexta-feira (15), a comunidade rondonense terá a oportunidade de participar de uma tarde que exaltará a cultura africana com o evento “Atitude Afro Dança e Cultura”, promovido pelo Movimento Étnico Racial Nagô (Moeran).
Viabilizado com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, o evento objetiva colocar em prática ações de valorização da cultura afro-brasileira nos contextos de reconhecimento étnico e cultural, com apresentação de dança, música e na área de autocuidado e beleza.
O evento será realizado na sexta-feira (15) – feriado de Proclamação da República –, no Restaurante Alemão do Parque de Exposições Álvaro Dias, a partir das 15h30, e contará com apresentações de street dance do grupo “ToleBreaker'z Crew”, com o bboy Thiago Fernando de Toledo, roda de Capoeira comandada por integrantes do projeto “Entre Nessa Roda”, roda de samba com integrantes do movimento, oficinas de trança Nagô e turbantes, lançamento de livros, sorteio de brindes e distribuição de pipoca e geladinho.
Conforme a coordenadora do Moeran, Udilma Lins Weirich, o movimento atua com intuito de aplicar a Lei 10639/2003, que prevê o ensino da história da África e do africanos no Brasil, desenvolvendo ações contínuas de valorização da cultura afro-brasileira no município.
“O evento é também uma forma de promover o reconhecimento étnico e cultural afro-brasileiro como fator fundamental para evitar a exclusão social, aproximando a população negra imigrante presente no município aos moradores locais e a comunidade negra já estabelecida, como forma de partilhar cultura e conhecimento, “ressalta ela, finalizando que: “Toda comunidade rondonense está convidada para participar deste evento gratuito que difundirá importantes aspectos da cultura africana para nossa história, reiterando a diversidade cultural e sua importância para identificação e fortalecimento da sociedade”.
Consciência Negra
Além de ressaltar a importância da cultura afro-brasileira e sua história, o projeto Atitude Afro Dança e Cultura também celebra o Dia da Consciência Negra, data que homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares. Zumbi foi capturado, preso e morto no dia 20 de novembro de 1695. Mais que lembrar a contribuição do povo africano na colonização do Brasil e sua importância nos aspectos culturais e econômicos, a ocasião é também dedicada à reflexão no constante processo de aculturação e combate ao racismo e a discriminação ainda presente em nosso país.
Serviço
Evento “Atitude Afro Dança e Cultura”
Local: Restaurante Alemão no Parque de Exposições Álvaro Dias
Data e horário: 15 de novembro de 2024 (feriado de Proclamação da República)
Horário: a partir das 15h30
Acesso gratuito
Sobre o Moeran
Fundado em 2008, o Movimento Étnico Racial Nagô (Moeran) objetiva promover ações afirmativas de valorização da cultura africana no Brasil, fortalecendo a identidade cultural afro-brasileira entre a população de Marechal Cândido Rondon e região. As atividades envolvem aspectos educacionais, culturais e esportivos, sendo voltadas especialmente aos profissionais de educação e instituições de ensino, a fim de assegurar a implementação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no Brasil dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio.