A rotina das famílias que têm seus bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva
Neonatal é desafiadora em diversos aspectos. Mesmo tendo acesso livre, momentos de conexão com os filhos e o apoio de uma equipe multidisciplinar, a sensação e o convívio não se comparam aos vividos em casa, quando o recém-nascido chega para preencher o lar.
Buscando tornar essa trajetória mais leve e alegre, a equipe da UTI Neo do Policlínica Hospital de Cascavel realiza ações que proporcionam às famílias e bebês momentos de celebração. A decoração do ambiente, vestir os bebês com fantasias em datas comemorativas e registrar tudo isso em fotos para que faça parte do álbum dos pequenos são algumas dessas práticas. “Nossas ações de comemoração tiveram início com a ideia de humanização apresentada por uma colaboradora. São tentativas de deixar o clima mais leve dentro do setor e uma forma de demonstrar carinho com as famílias”, explica a enfermeira coordenadora da UTI Neo, Rayssa Burgo.
Celebração da vida
As comemorações são realizadas em diversos momentos especiais e no Dia das Crianças deste ano o tema define o que todos os pequenos merecem: festa! Todos os detalhes são pensados e executados pela equipe e a cada data as expectativas e a emoção das famílias é renovada. “Diariamente e a cada comemoração a gente percebe que os pais ficam encantados e gratos, que criou-se uma rotina pra eles, principalmente os que ficam mais tempo conosco, que já esperam algum tipo de fantasia que será colocado em seu bebê em datas especiais. Definimos em conjunto sobre os temas, é sempre algo alegre, colorido e a execução é feita com muito capricho pela equipe”, afirma.
Este ano balões coloridos já encantam as famílias na entrada da UTI já dão o tom da comemoração.
Celebrar a vida em um ambiente onde muitos bebês lutam pela sobrevivência, traz alegria também para os profissionais que atuam na UTI. “A importância desse momento, eu posso garantir, que não é só da família, mas também da própria equipe que tem um enfrentamento diário com os bebês que recebemos. Nós queremos ver a alegria dos pais quando chegam ali, embora nenhum deles queira estar nessa situação. Por isso buscamos proporcionar momentos felizes durante a estadia deles, para que não seja marcada apenas pelo sofrimento de uma internação na UTI Neo”, completa.