Não é suposição e nem especulação. É fato e não tem discussão. O vereador Valdirzinho Sachser, do União Brasil, vai ser o próximo presidente da Câmara. Mesmo que seja apenas por alguns minutos.
Ocorre que o regimento interno da Câmara prevê que o vereador eleito mais idade irá presidir a primeira sessão da nova legislatura. Valdirzinho, com 64 anos, é o mais velho entre os eleitos e caberá a ele abrir os trabalhos do Legislativo no próximo dia 1º de janeiro, conduzir a posse dos novos vereadores e, posteriormente, conduzir o processo de escolha da nova mesa diretora.
Depois disso a nova mesa assume e segue no comando da Câmara pelos próximos dois anos, cujo primeiro ato será, na sequência, dar posse aos novos prefeito e vice.
Cinco candidatos
São cinco os candidatos confirmados até aqui para tentar a presidência da Câmara. O próprio Valdirzinho é um deles. Lembrado sobre o fato de ser o vereador mais velho e, portanto, que vai presidir a primeira sessão, ele brincou: “É verdade. Vai que eu goste da cadeira”.
Valdirzinho foi o mais votado entre os vereadores do União Brasil e também entre os vereadores que pleiteiam a presidência. Tem quatro mandatos de vereador, foi várias vezes secretário municipal e nunca mudou de partido. São algumas das virtudes que jogam a seu favor no pleito.
“Experiência e diálogo nunca me faltaram”, completou.
Outros nomes
Além de Sachser, também querem a cadeira principal do Legislativo os vereadores eleitos Coronel Welyngton (União), Rafael Heinrich (União), Claudinho Koehler (PP) e Juliano Oliveira (PP).